Vamos começar explicando o que é o Mercado Livre: para os menos íntimos ao assunto, Mercado Livre é o maior marketplace da América Latina, uma rede social de vendas online, com cerca de 300 milhões de usuários e mais de 19 milhões de vendedores, incluindo marcas já consagradas no mercado. Explicando em números, são realizadas 10 vendas por segundo na plataforma, ao todo, são mais de 200 milhões de ofertas em tempo real, distribuídas em 1.460 categorias e subcategorias de produtos. O Mercado Livre surgiu como uma ferramenta para democratizar o comércio eletrônico, facilitando a compra e venda de produtos, além de oferecer formas de pagamento flexíveis e um sistema de envio de produtos e publicação de anúncios de fácil gestão.
Agora que você já sabe o que é o Mercado Livre, percebeu o potencial que uma plataforma como essa pode trazer para o seu negócio. Que deixará de existir somente fisicamente e poderá passar a atuar de forma online. Ou até mesmo você que ainda não possui um negócio, poderá começar hoje mesmo a tirar do papel o seu sonho de empreender, contando apenas com uma ideia de negócio e o seu computador, afinal de contas o ML já possui a estrutura que você precisa prontinha!
- Acesse www.mercadolivre.com.br e selecione a opção Crie a sua conta.
- Preencha corretamente os seus dados: (de preferencia, se possível, como PJ para futuramente usar a malha logística do ML) Para se cadastrar como pessoa física: Insira Nome / Sobrenome / E-mail, crie uma senha e clique em Continuar. Para se cadastrar como empresa: Insira CNPJ / Razão Social / E-mail, crie uma senha e clique em Continuar.
Criar um anúncio:
- Escolha o que deseja vender: produtos, veículos, imóveis ou serviços, lembrando que pode ser um produto usado, desde que isso seja esclarecido no anúncio.
- Crie um bom título: quanto mais preciso for o título, mais fácil será para seus compradores saberem se o que você oferece é o que eles estão buscando. Anúncios bem descritos possuem mais visualizações. Descreva o que é, a marca, o modelo e se possui alguma característica técnica.
- Evite réplicas, falsificações ou produtos avariados. Ofereça um produto que você compraria!
Fotos: Inclua fotos no seu anúncio. Uma boa imagem é fundamental para despertar o desejo da compra, dê preferência para fundo branco e uma boa resolução. Anúncios com fotos bem apresentáveis possuem mais visitas.
Vídeos: Para melhorar ainda mais a visualização do seu produto ou serviço, utilize vídeos quando necessário, claros, objetivos de até no máximo 1 minuto de duração, demonstrando o uso, aplicação e/ou detalhes. Lembre-se de focar no produto e não utilizar com dados empresa.
Variação: Se o seu produto possuir variação de cor, material, tamanho ou outro aspecto, lembre-se de informar para unificar a oferta em um só anúncio. As variações não alteram o preço.
Estoque: Informe a quantidade de produtos disponíveis de cada variação para automatizar seu controle de estoque.
Código universal do seu produto: Informação primordial para você aparecer nos resultados de busca.
Ficha técnica: nela, você pode carregar as características mais importantes do produto, como medida, modelo, marca e material.
Garantia: Indique o tempo de garantia do produto, essa informação é muito importante para o consumidor verificar antes da compra.
Estado do produto: Deixe claro se você ofertando um produto novo, usado ou recondicionado?
Preço: Item muito importante, qualquer erro aqui pode fazer com que o consumidor desista da compra.
Anunciar no Mercado Livre é grátis, só será cobrada taxa em caso de você optar por tipos de anuncio premium após a venda concretizada. A comissão é fixa e varia conforme o tipo de anúncio escolhido: Gratuito, Clássico com alta exposição ou Premium. O tipo grátis não possui qualquer taxa, porém a exposição é bem menor claro (seus anúncios aparecerão para menos pessoas). Saiba mais sobre o valores aqui: https://www.mercadolivre.com.br/ajuda/quanto-custa-para-anunciar-e-vender_867
Você poderá se comunicar com seu comprador através do chat da própria plataforma, tirando dúvidas dele, ou negociando valores. Atenção: é muito importante que a resposta as perguntas dos compradores sejam rápidas, pois pode ser um fator determinante para fechar um venda, uma vez que compradores em potencial enviam mensagens quando estão na iminência do impulso da compra.
Ao efetuar uma venda, você pode escolher o modo de envio do seu produto, que pode ser: Correios, Agência de envios, Mercado envios coletas, Mercado envios flex e Mercado envios full. O processo de criação do anúncio para a primeira venda será um pouco mais lento no início, pois você precisará prestar a atenção no preenchimento dos campos, garantindo que todas as informações estejam corretas. Mas, todo o tempo investido nessa parte, ajudará a alcançar os resultados esperados.
Uma vez fechada a venda, o comprador poderá pagar com meios de pagamento à vista ou parcelado com cartão de crédito. Independentemente da escolha que fizerem, o vendedor sempre receberá o valor integral. Esse processo ocorre por meio do Mercado Pago, que avisará assim que o pagamento for confirmado para que o vendedor despache o produto. Uma vez recebido pelo comprador, o Mercado Pago volta a notificar o vendedor sobre a disponibilidade do valor da venda para retirada. O Mercado Pago funciona como uma carteira digital e seu dinheiro poderá ser transferido para sua conta em um banco, ou até mesmo servir como crédito para fazer compras na plataforma. Entenda mais sobre o Mercado Pago em: https://www.mercadopago.com.br/ajuda
Integrar suas vendas a um ERP de fácil utilização é muito importante para agilizar os processos de suas vendas, já possui algum ERP? Ele é integrado ao Mercado Livre? A integração ao ML do Fácil ERP permite o cadastro automático dos produtos e das vendas feitas na plataforma, facilitando a emissão de Notas Fiscais, que pode ser feita em poucos cliques, calcula impostos automaticamente e permite o envio do XML e DANFE ao cliente com apenas um clique, seja via e-mail, whatsapp ou SMS. Você também pode obter relatórios completos de suas vendas em PDF ou em planilhas.
Outras vantagens do Fácil ERP:
- gestão de vendedores e comissão de vendedores
- frente de caixa com cadastro de produtos a partir da leitura do código de barras
- frente de caixa que permite pagamento via Pix, com consulta do recebimento em tela
- Controle de estoque divido por locais, entradas e saidas organizadas, permite a conversão de unidades de medida de produtos
- cria e envia orçamentos a clientes
- controle financeiro, através de relatorios de balancete dividos por centro de custos e planos de conta. Saiba tudo o que entra e sai da empresa sem precisa entrar em varios aplicativos de bancos.
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