O que é Analise de Crédito e como fazer corretamente?

O que é Analise de Crédito e como fazer corretamente?

Publicado em 20/01/2022 às 12:07

Vender a crédito depende de uma análise de crédito minuciosa para fazer negociações mais seguras e bem direcionadas. Quando essa etapa é ignorada, o risco de inadimplência é alto, afetando o fluxo de caixa e o relacionamento com os clientes.



Pois se o dinheiro esperado deixa de entrar em caixa, a empresa tem dificuldades para pagar fornecedores e colaboradores, assim como para renovar o estoque e adquirir produtos. Também é necessário efetuar cobranças, podendo se tornar uma atitude incômoda e afastar clientes.



O cenário correto é trabalhar bem a análise do crédito para evitar imprevistos. Para tanto, é necessário compreender a importância e saber o que deve ser analisado.



O que é Análise de Crédito?



Analise de crédito é um processo de avaliação realizado por instituições financeiras visando identificar se o consumidor realmente tem condições de honrar os compromissos de pagamento.



Vários são os fatores avaliados na análise de crédito. Geralmente, o resultados dessas análises é um percentual ou pontuação de risco e/ ou um limite de crédito a ser liberado ao analisado.



O objetivo aqui é descobrir a condição financeira do cliente e a probabilidade de receber o valor da venda/ transação de acordo com o perfil e histórico financeiro do solicitante.



Qual a importância da análise de crédito?



Analisar o crédito do cliente é uma forma de identificar os riscos em uma negociação. Por isso, são utilizados diferentes critérios e pontuações que determinam o potencial de inadimplência do consumidor.



Mantendo a saúde financeira do negócio ao utilizar critérios parametrizados e diminuindo as incertezas da negociação de forma antecipada.



São inúmeras as vantagens deste tipo de recurso, dentre ele podemos citar:



Redução de riscos de inadimplência



Uma análise apropriada do perfil do cliente mostra qual é seu score de risco. Uma pontuação que sinaliza a probabilidade do consumidor não pagar suas dívidas nos próximos 12 meses. Quanto menor a pontuação, maior é a chance da sua empresa deixar de receber o dinheiro no vencimento.



Uma forma de prevenção de problemas com clientes com amplo histórico de inadimplência.



Como consequência, sua recebe os valores em dia para também honrar seus pagamentos. Com isso, tem menos chances de sua empresa ter que solicitar empréstimos e dar de cara com juros altos.



Segurança em negociações



A análise do crédito permite conhecer mais os clientes e fornecedores, a fim de liberar a venda a prazo com segurança. Esse processo reduz as incertezas e fortalece o relacionamento com os parceiros, inclusive, com o surgimento de outras oportunidades.



Ao vender a prazo para um cliente e receber os valores em dia, você sabe que pode conceder o crédito outras vezes. Ao mesmo tempo, o consumidor opta por adquirir na sua empresa, devido as facilidades na hora de pagar com parcelas mais flexíveis.



O benefício para ambas as partes estreita as relações e aumenta o potencial de fidelização do cliente. Para sua empresa significa mais vendas, com menos riscos.



Business Inteligence

O termo em inglês significa inteligencia no negócio, nada mais é do que poder mensurar em números e traduzir em relatórios as métricas do negócio. Isso facilita a tomada de decisões futuras, podendo gerar limites de créditos a serem liberados e numeros e vencimentos de parcelas.



O que deve ser avaliado na análise de crédito



Um conjunto de variáveis podem indicar se uma pessoa física ou jrídica tem condilções de honrar suas dívidas nos próximos meses.



Dados pessoais do cliente Os dados pessoais precisam estar corretos e verdadeiros. Atente aos detalhes para evitar fraudes. Para isso, solicite, pelo menos, um documento com foto e CPF, ou conte com um software que verifique esses dados.



Dados de contato e endereço As informações precisam estar completas e atualizadas. É importante avaliar ainda número de telefone fixo, celular e e-mail, faturas e outros fatores que comprovem a renda. Esses dados contribuem para entrar em contato.



Pendencias Financeiras o histórico de divídas ativas é importante para determinar qual o atual comprometimento da renda do cliente com base no valor da dívida.



Alerta de documentos Verificar se a pessoa em questão possui alertas de documentos roubados ou extravidos é importante para saber se seus dados podem estar sendo utilizados para fraudes.



Cartório de protestos Uma analise completa identifica se a pessoa em questão possui dívidas protestadas em cartório e ses valores.



Cheques devolvidos Um item que pode ser útil é verificar se há cheques devolvidos em nome da pessoa.



Renda A remuneração e o comprometimento da renda devem ser verificados para ter mais garantia de pagamento. Caso o cliente seja pessoa jurídica, verifique se a empresa realmente existe e os dados estão corretos.



Ações Judiciais Uma análise mais profunda pode exigir verificar se a pessoa em questões possui ações na justiça em andamento.



Ajuda de um software: Conheça o módulo de análise de crédito de pessoa física e jurídica do Fácil ERP



o módulo de análise de crédito do Fácil ERP permite ao usuário obter diferentes tipos relatórios dos dados financeiros do cliente pessoa física ou jurídica com apenas um clique.

São 3 tipos diferentes de relatórios, de diferentes valores, conforme a complexidade e a quantidade de dados analisados, que são apresentados em tela em segundos, podendo ser impressos ou salvos para consulta posterior.

Economize tempo, dinheiro e reduza os riscos de inadimplência de suas vendas, obtendo a análise de crédito dentro de um ERP completo, com diversificadas funções, solicite um usuários de testes agora.




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