O que é o relatório de Balancete?

O que é o relatório de Balancete?

Publicado em 04/10/2022 às 10:53

Dentre as ferramentas utilizadas para acompanhar a saúde financeira das empresas, está o relatório de Balancete, que é uma espécie de relatório contábil.



Através dele, é possível verificar todas as operações relacionadas aos custos, despesas e receitas. 



Esse levantamento pode ser feito de acordo com as necessidades da organização, não sendo preciso seguir um período determinado como ocorre com o Balanço Patrimonial.



Pode ser feito de forma mensal, quinzenal ou até mesmo diária. Apesar do Balancete não ser obrigatório, é de extrema importância para coletar dados e tomar decisões futuras.



Balancete 



A falta de controle das contas a pagar e receber pode resultar em falhas, fraudes ou desvios, então, é necessário acompanhar constantemente de onde  está vindo o dinheiro e para onde está indo, o que garante a lisura dos processos contábeis.



Então, o Balancete reúne dados muito importantes que servem para que o gestor possa visualizar de forma precisa a alocação dos recursos, de forma organizada.



Além disso, instituições financeiras também podem usar esse relatório antes de decidir sobre a concessão de crédito ou empréstimos.



Diante da visão patrimonial, o balancete também pode ser utilizado para a base de cálculo do IRPJ e  CSLL sobre o lucro real.



Como o balancete é feito?



Neste demonstrativo financeiro, devem constar : débito, crédito e saldos.



O dados devem estar separados em grupos, divididos por plano de contas e por centro de custo, tendo uma relação dos créditos e débitos de cada grupo, e ao final a difrença entre os dois resultando no saldo do período.



Facilite a obtenção do balancete com a ajuda de um sistema



Através do Fácil ERP é possível obter relatórios de Balancete precisos, que podem ser selecionados por períodos, tanto pela data da inclusão do débito/ crédito, quanto pela data do movimento ou pagamento. 



Além de possibilitar um filtro por Plano de Contas e também por Centro de Custo. Por pagador/ credor ou ainda pelo mês de competência, possui dois tipos: Analítico (mais detalhado) e Sintético (mais resumido) e os dados podem ser exportados em PDF ou em planilhas Excel.



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