O que é um Certificado Digital e para que serve?

O que é um Certificado Digital e para que serve?

Publicado em 24/05/2021 às 09:53

Já imaginou, na era digital que atualmente vivemos, se ainda tivéssemos que nos deslocar para assinar e autenticar documentos, para garantir que somos nós quem estamos emitindo aquele documento? Para este fim surgiram os certificados digitais, para permitir que este processo de autenticação possa ser feito de qualquer lugar do planeta, digitalmente, sem necessidade de deslocamento. Só em 2020 foram emitidos cerca de 5 milhões e meio de certificados, e este número aumenta a cada ano, com uma expectativa muito maior devido a atual situação de distanciamento social, sendo um mercado muito promissor. Mas você sabe para que serve um certificado, quais os tipos e como ele funciona? É para isso que estamos aqui, vamos lá!



Para que serve o Certificado Digital?



- Autenticar transações bancárias;

- Acessar ambientes virtuais de forma segura;

- Enviar declarações fiscais da empresa;

- Emitir e validar NF-e, NFS-e e outros documentos fiscais eletrônicos.

- Assinar documentos de forma eletrônica;

- Garantir a validade jurídica de operações online;



Quais os tipos de Certificado Digital?



e-CPF

A versão digital do CPF, para garantir a autenticidade das transações eletrônicas realizadas por pessoas físicas. É possível realizar várias ações em formato digital, como assinar contratos, criar procurações online e ter acesso ao site da Receita Federal.



e-CNPJ

Principal identificação de pessoa jurídica no Brasil, a versão digital do CNPJ, garante a autenticidade e a integridade de transações de empresas no meio eletrônico. As organizações que têm um e-CNPJ podem fazer procurações, fechar contratos, etc.



Estes dois tipos podem se subdividir em A1 e A3



Certificado digital A1

É um arquivo de extensão .PFX ou .P12, existe apenas digitalmente, portanto, deve ser armazenado em uma mídia digital. Todo certificado digital A1 possui prazo de validade de 1 ano a partir da data de emissão, isto é, deve ser renovado anualmente. É o tipo mais vantajoso, pois por não depender de um objeto, não corre risco de ser fisicamente perdido, roubado ou danificado e pode ser instalado em múltiplos computadores e dispositivos móveis.



Certificado digital A3

É emitido e armazenado em um objeto físico, que pode ser um token ou um cartão, portanto possui existência física. O prazo de validade do certificado digital A3 varia entre 1 ano e 3 anos a partir da data de emissão e só pode ser utilizado em um computador ou dispositivo móvel por vez, além de exigir periférico de leitura.



Como tirar um certificado Digital?



A emissão de um certificado digital A1 precisa ser feita por meio de uma Autoridade de Registro (AR) e uma Autoridade Certificadora (AC), portanto, você precisará de:



Escolher seu tipo de certificado e pagar por ele;

Separar os documentos solicitados;

Agendar um horário junto a uma AC; 

Comparecer (presencialmente ou via videoconferência) no horário agendado;

Passar pela análise da documentação;

Aguardar a autenticação e emissão da certificação.



Dê o Próximo passo!



Se você chegou até aqui é porque talvez esteja a procura de obter um Certificado Digital, então não perca tempo, temos uma promoção exclusiva por tempo limitado na obtenção de certificado via videoconferência. É tudo muito simples e rápido, nem precisa sair de onde você está!



Certificado Digital A1


Envie-nos uma mensagem via WhatsApp Curta nossa Fan Page no Facebook Siga-nos no Instagram