Um bom controle financeiro dentre outras características, é pré-requisito para o sucesso de um negócio, e dentre muitas práticas para alcançar este objetivo está a conciliação bancária, será que sua empresa está fazendo isso? Ou se está, será que a faz corretamente? Quais podem ser as consequências de quem não a faz?
Conciliação bancária é o ato de comparar o controle interno das contas a pagar e receber com os extratos bancários e saldo em caixa, a fim de tentar identificar divergências entre os registros internos e os valores reais.
Ela possibilita uma visão clara de todas as entradas e saídas num determinado período de tempo, além de facilitar consultas futuras, sem necessitar para isso de acessar aplicativos de bancos diferentes. A sua importância consiste no fato de evitar erros que possam comprometer os lucros e portanto fazer com que as contas não batam, comprometendo a saúde financeira do negócio.
Uma analogia de conciliação que podemos fazer é quando vamos ao mercado com uma lista de compras e conferimos ao final o que esta na lista comparado ao que efetivamente esta no carrinho, evitando que deixemos de comprar algo.
Sabe aquela conta que as vezes fica para trás e acaba não sendo paga? Ou cobranças que deveriam ter sido feitas a alguns clientes mas passaram no esquecimento, ou ainda cobranças indevidas feitas contra o CNPJ da empresa mas que passaram despercebidas, ou gastos que não estavam no planejamento, tudo isso pode ser evitado com a conciliação bancária. Pois ela identifica falhas nos processos de controle financeiro das empresas.
A conciliação proporciona maior previsibilidade pois, você estará no controle, no que diz respeito a receitas e despesas, podendo tomar decisões mais assertivas no que diz respeito a custos.
Outro ponto forte é manter os saldos em contas atualizados sem necessidade de ficar consultando e tirando extratos em varias contas de vários bancos, tudo fica centralizado e esses dados podem ser obtidos de forma rapida e precisa.
Além, é claro, de evitar fraudes tanto internas quanto externas, gastos indevidos que não estavam dentro do planejado para o período.
Existem vários métodos para se fazer a conciliação, porém alguns não são recomendados, como o papel e as planilhas, uma vez que esses processos são manuais, afinal de contas são feitos por pessoas e pessoas cometem erros.
Primeiramente defina os passos que serão seguidos, uma vez que quando estiver com todos os dados de que precisa para a verificação em mãos será necessária a conferência entre os extratos e o que está lançado, nessa etapa será descoberto se algum fornecedor não foi pago, ou se algum cliente efetuou pagamento porém não foi dada a baixa. Definir o período em que a conciliação será feita também é importante, o recomendável é que seja feito no máximo mensalmente, algumas empresas escolhem períodos menores por terem maiores movimentações.
A melhor forma de evitar erros e economizar tempo, e portanto dinheiro é automatizar o processo uma vez que já há softwares que oferecem esta possibilidade de forma prática e simples. Seu ERP conta com um módulo de conciliação bancária? Ele atende suas necssidades? É prático? Conheça o módulo de conciliação bancária do Fácil ERP, uma ferramenta simples e de rápida compreensão, nele é possível filtrar os periodos desejados para consultas, além de poder dividir por somente débitos/ crédito, forma de pagamento, centros de custo e planos de conta. É possível importar extratos do Banco agilizando os registros das movimentações de tarifas bancárias e valores menores, além de possibilitar gerar relatórios em tempo real do que está sendo feito. Solicite um teste grátis e um treinamento.