O extrato bancário é um documento extremamente útil à gestão financeira de uma empresa. Se ele estiver integrado a um software, ainda melhor!
Depender da memória ou de planilhas para acompanhar entradas e saídas da conta bancária é um risco, além do que ficar acessando diariamente aplicativos de diferentes bancos não é nada prático.
Entender o que é o extrato bancário, como é feito seu controle e quais são as principais dificuldades para a gestão financeira, e irá auxiliar você a usar este documento de forma otimizada.
É um documento que centraliza movimentações feitas em uma conta bancária em um determinado período de tempo. No extrato é possível consultar créditos, débitos e estornos.
Há três tipos de extratos bancários: O extrato comum é o que a maioria de nós está acostumado, com os demonstrativos de um determinado período. O extrato mensal consolidado contém a relação de todas as transações do mês inteiro. E também há o extrato anual consolidado, que é a versão do ano todo.
Principais dados e siglas que podem ser encontrados em um extrato:
Letra C ou símbolo de +: crédito, entrada de dinheiro
Letra D ou símbolo de -: débito, saída de dinheiro
Estorno: devolução de dinheiro, seja de um débito ou crédito, neste caso gera uma operação de mesmo valor porém de sinal contrário.
TB: transferência bancária
TBI: transferência bancária feita pela Internet
DA: débito automático
TRF ou TAR: tarifa mensal de serviços
C/C: conta corrente
É um documento apenas para fins de consulta, de nada vai adiantar se você não souber ou não lembrar de onde foi que entrou ou saiu determinada quantia, por isso é importante ter tudo devidamente registrado e anotado, de preferência em um ERP, pois confiar em planilhas é muito arriscado.
Outra dificuldade bastante recorrente para a maioria das empresas é gerenciar diferentes contas. Deve-se separar as contas de diferentes bancos e tambem o caixa da empresa, para que haja um controle fiel.
As planilhas podem ser suas aliadas, mas em alguns casos elas acabam atrapalhando, por isso é tão importante ter a ajuda de um ERP para ajudar na gestão financeira da sua empresa.
Conheça o módulo de conciliação bancária do Fácil ERP, nele é possível importar extratos bancários em formato OFX, estes arquivos são fornecidos pelo seu banco.
Ao incluí-lo no sistema, todas as entradas e saídas registradas no extrato são automaticamente importadas no sistema, poupando muito tempo que levaria para registrá-las manualmente, principalmente quando se trata de tarifas e pequenas quantias.
Além disso é possível inserir as datas de registro e de efetivação da movimentação financeira, ocultar estornos realizados, filtrar por período, apenas débito ou apenas crédito, por conta ou forma de pagamento, centro de custo e plano de contas e muito mais.
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