O que é venda consignada ou consignação

O que é venda consignada ou consignação

Publicado em 10/11/2021 às 10:51

É possível vender produtos em consignação na sua empresa e ampliar o faturamento sem correr tantos riscos? Se você não sabe exatamente o que é e como funciona, preparamos este artigo sobre como fazer a revenda de produtos em regime de consignação e ganhar muito mais em seu negócio, aprenda esta alternativa para uma renda extra.



Para o vendedor, os riscos de bancar um produto com pouca saída são quase nulos e, para o consumidor final, existe a praticidade de ter um produto com fácil acesso à sua disposição.



O que é



Uma venda consignada, também chamada de contrato estimatório, é um tipo de venda por meio do qual o vendedor ou fornecedor deixa seus produtos a cargo de outra empresa ou pessoa, a fim de que sejam expostos para seu público consumidor, encarregando-se de sua venda. Se o artigo for vendido, quem fechou o negócio recebe uma comissão, na devida proporção e como foi previamente combinado, claro, e caso os produtos não sejam vendidos, poderá ser feita a devolução dos mesmos. Simples, não?



Ambas as partes definem um valor para os produtos, de forma que todos os custos sejam cobertos e também haja uma margem de lucro e uma comissão, tanto para o vendedor quanto para o fornecedor.



A venda consignada é a principal fonte de renda dos grandes comércios varejistas, pois esses não produzem, somente repassam produtos de outras marcas. Assim, fica a cargo do vendedor elaborar o plano de marketing para a venda dos produtos, além de anunciá-los aos clientes.



Uma vantagem competitiva para os vendedores é a liberdade de ter um estoque maior com um investimento pequeno e com risco quase zero de prejuízo. Isso se dá pelo fato de o comerciante não ser o responsável de arcar com o valor dos produtos que não foram vendidos.



Já o fornecedor precisa estar atento em manter seu estoque sempre em dia para não correr o risco de fechar grandes vendas sem ter a condição de atender aos pedidos.



Quais as vantagens da venda consignada?



As vantagens no processo de venda por consignação são álidas tanto para fornecedores quanto para vendedores diretos. Quem coloca os produtos em consignação, tem a chance de vender mais e espalhar seus produtos no mercado, deixando-os disponíveis para um número cada vez maior de potenciais clientes.



Quem coloca à venda em seu estabelecimento tem menos responsabilidade e gastos com relação a estoque, já que poderá devolver o que não foi vendido, sem ter que arcar com estes custos. O fornecedor continua sendo proprietário dos produtos não vendidos, recebendo de volta o que não for comercializado para dar a destinação desejada a eles.



Como fazer uma venda consignada?



Para se beneficiar das vantagens de um contrato de venda consignada com a venda de determinada categoria de produtos, é preciso buscar no mercado fornecedores que trabalhem com consignações a fim de ajustar com eles um compromisso. 



Esses fornecedores entregarão as mercadorias não vendidas em um prazo combinado entre as partes, para que seja prestado conta das vendas feitas, devolvido o que restou e pago somente por aquilo que foi comercializado. O período mais usual para este retorno costuma ser de um mês, mas pode variar de acordo com o que for acertado.



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