É possível vender produtos em consignação na sua empresa e ampliar o faturamento sem correr tantos riscos? Se você não sabe exatamente o que é e como funciona, preparamos este artigo sobre como fazer a revenda de produtos em regime de consignação e ganhar muito mais em seu negócio, aprenda esta alternativa para uma renda extra.
Para o vendedor, os riscos de bancar um produto com pouca saída são quase nulos e, para o consumidor final, existe a praticidade de ter um produto com fácil acesso à sua disposição.
Uma venda consignada, também chamada de contrato estimatório, é um tipo de venda por meio do qual o vendedor ou fornecedor deixa seus produtos a cargo de outra empresa ou pessoa, a fim de que sejam expostos para seu público consumidor, encarregando-se de sua venda. Se o artigo for vendido, quem fechou o negócio recebe uma comissão, na devida proporção e como foi previamente combinado, claro, e caso os produtos não sejam vendidos, poderá ser feita a devolução dos mesmos. Simples, não?
Ambas as partes definem um valor para os produtos, de forma que todos os custos sejam cobertos e também haja uma margem de lucro e uma comissão, tanto para o vendedor quanto para o fornecedor.
A venda consignada é a principal fonte de renda dos grandes comércios varejistas, pois esses não produzem, somente repassam produtos de outras marcas. Assim, fica a cargo do vendedor elaborar o plano de marketing para a venda dos produtos, além de anunciá-los aos clientes.
Uma vantagem competitiva para os vendedores é a liberdade de ter um estoque maior com um investimento pequeno e com risco quase zero de prejuízo. Isso se dá pelo fato de o comerciante não ser o responsável de arcar com o valor dos produtos que não foram vendidos.
Já o fornecedor precisa estar atento em manter seu estoque sempre em dia para não correr o risco de fechar grandes vendas sem ter a condição de atender aos pedidos.
As vantagens no processo de venda por consignação são álidas tanto para fornecedores quanto para vendedores diretos. Quem coloca os produtos em consignação, tem a chance de vender mais e espalhar seus produtos no mercado, deixando-os disponíveis para um número cada vez maior de potenciais clientes.
Quem coloca à venda em seu estabelecimento tem menos responsabilidade e gastos com relação a estoque, já que poderá devolver o que não foi vendido, sem ter que arcar com estes custos. O fornecedor continua sendo proprietário dos produtos não vendidos, recebendo de volta o que não for comercializado para dar a destinação desejada a eles.
Para se beneficiar das vantagens de um contrato de venda consignada com a venda de determinada categoria de produtos, é preciso buscar no mercado fornecedores que trabalhem com consignações a fim de ajustar com eles um compromisso.
Esses fornecedores entregarão as mercadorias não vendidas em um prazo combinado entre as partes, para que seja prestado conta das vendas feitas, devolvido o que restou e pago somente por aquilo que foi comercializado. O período mais usual para este retorno costuma ser de um mês, mas pode variar de acordo com o que for acertado.
Seu ERP fornece alguma ferramenta para a consolidação de uma venda consignada? No Fácil é possível registrar os dados de produtos enviados ao vendedor, bem como faturar o que for vendido e retornar ao estoque produtos não comercializados. Saiba mais sobre o que o Fácil pode fazer pelo seu negócio, solicite um usuário de testes por 15 dias grátis.