Se o seu negócio está no mundo digital, você com certeza já se deparou com termos como funil de vendas, leads, tráfego orgânico e pago, entre outros. Mas o que são os Leads, e por que eles são tão importantes? Saiba o conceito de lead e que tipos de estratégia podem ser utilizadas para atraí-los.
Um lead nada mais é do que um contato de um potencial cliente para seu negócio. No mundo digital, clientes são iniciados como um lead, que é uma pessoa que deixa suas informações a disposição da sua empresa, tais como: telefone, e-mail, nome, etc. Esses dados podem ser utilizados pelo seu negócio para criar um relacionamento no intuito de estreitar o funil de vendas e converter este lead em um cliente consumidor.
A Geração de Leads é o início da estratégia de Marketing, com táticas de geração de tráfego para atrair visitantes e materiais educativos para converter esses desconhecidos em Leads. Assim, usando técnicas como Automação, é feita a gestão e nutrição desses Leads gerados para transformá-los em clientes consumidores.
Geração de leads é o processo de transformar desconhecidos que possuem interesse em seu produto, em conhecidos, através da produção de conteúdos que são considerados relevantes o suficiente, para que essas pessoas estejam dispostas a entregar seus dados, em troca de mais informações e conhecimento, assim sendo uma troca que gere valor para ambos os lados.
Funil de vendas é o nome dado ao gráfico pelo quel um lead precisa passar até tornar-se de fato um cliente. A nomenclatura de funil decorre do fato de o gráfico iniciar mais largo e ir se estreitando, tomando o formato de um funil, um lead passa por diversas etapas até de fato estar pronto para ser um consumidor, lidar com cada etapa adequadamente é fundamental para não perder a oportunidade do negócio. Quanto mais estreito é o gráfico, mais próximo o lead está de tornar-se um cliente, o grau de interesse de um lead pelo seu produto aumenta conforme o mesmo chega perto do fundo do gráfico. As estratégias de marketing devem ser aplicadas no inicio do processo, já o time de vendas deve trabalhar na parte intermediária, quando os leads estão em grau de interesse superior e propensos a adquirir o produto.
Produzir um bom conteúdo, rico em informações relevantes e relacionadas a seu ramo de atividade é fundamental para atrair o interesse dos Leads, a seguir serão listadas algumas formas de se fazer isso.
São representações visuais de conteúdos relacionados a seu negócio, misturando texto e imagem, o que torna esse tipo de conteúdo bastante dinâmico e visualmente interessante, pois exigem menor tempo de leitura.
Atualmente existem ferramentas gratuitas para criação de infográficos e podem ser facilmente encontradas na internet, torne-as sua aliada.
E-Books são uma das formas mais ricas de conteúdo digital e sempre funcionaram para atrair interessados. Um e-book nada mais é do que um material que reune diversas informações sobre um determinado tema de interesse comum, e pode ser disponibilizado em um PDF para download. Os E-books geralmente são disponibilizados de forma gratuita, exigindo em troca do download, apenas dados da pessoa interessada claro, a fim de obter seu lead.
Webinar nada mais é do que um vídeo sobre um determinado tema, pode ser ao vivo ou gravado. Para obter o direito de assistir ao webnar o interessado deverá deixar seus dados disponíveis. Webnars possuem um carater mais pessoal e estreitam o relacionamento com seus potenciais consumidores, pois faz uso de som e imagem para este fim.
São modelos prontos para uso do negócio do seu lead, tais como planilhas e slides que facilitem um determinado processo que seria muito mais demorado sem esta ferramenta.
Este tipo de captação é interessante por disponibilizar campos de preenchimento que despertam interesse do usuario, voce pode criar uma pergunta relacionada ao ramo para ser respondida, gerar varias perguntas com multipla escolha ou preenchimento de texto curto.
Também existem diversas ferramentas para criar estes formulários de forma gratuita na internet.
Por ele é possível cadastrar a manter atualizados os dados de seus Leads, além de permitir a rápida busca pelos leads já cadastrados. Possui ferramentas para envio de mensagens de e-mail e SMS dentro do próprio sistema, além de campos para qualificar os Leads de acordo com a etapa em que estão inseridos no funil de vendas. Solicite um usuário de testes e tenha acesso a diversas outras ferramentas que o Fácil pode oferecer ao seu negócio.