A vontade de empreender é grande para cada vez mais brasileiros, mas muitos não sabem bem por onde começar.
Se você é uma dessas pessoas, provavelmente se deparou com a possibilidade de vender pela internet em suas pesquisas por quais atividades desempenhar.
O comércio digital vem movimentando cada vez mais o varejo brasileiro.
Em 2021, o faturamento do e-commerce brasileiro foi de R$ 161 bilhões, de acordo com dados da Neotrust. Nesse cenário, as vendas online podem ser uma magnífica forma de empreender.
Além disso, em um contexto global de crise que obrigou muitos a ficarem em casa, como é o caso da pandemia do novo coronavírus, o e-commerce tem se mostrado como uma saída para empresas que já estavam no mercado com lojas físicas e também para novos empreendimentos.
Se você considera ser dono do seu próprio site de vendas, mas ainda está em dúvida sobre esta realidade, aqui vão 10 motivos para incentivá-lo.
O Brasil tem 71% de sua população conectada à internet. Esse percentual corresponde a cerca de 150,4 milhões de pessoas.
Cada vez mais consumidores pesquisam por produtos na internet antes de efetuar uma compra.
A mesma pesquisa citada indica que 89% dos brasileiros entre 16 e 64 anos têm esse costume. Agora imagine que esses mecanismos de busca podem levar essas pessoas até a sua loja virtual.
Pelo fato de poder comprar no conforto de casa, deitado na cama ou no sofá, as compras online trazem uma praticidade muito vantajosa em relação ao comércio físico.
Em momentos de isolamento social como a pandemia, isso faz toda a diferença. O comèrcio online vem conquistando a confiança dos consumidores cada vez mais, pois uma pesquisa Webshoppers 40 aponta que, apenas no primeiro semestre de 2019, 5,3 milhões de pessoas fizeram uma compra em um e-commerce pela primeira vez em nosso país.
Graças aos correios e transportadoras, suas vendas não ficam limitadas a sua região, podendo vender para todo o Brasil ou mundo. Se compararmos com o alcance que uma loja física teria, o e-commerce acaba tendo grande vantagem.
Em comparação com a abertura de um estabelecimento físico, os investimentos ao criar uma loja virtual, bem como sua manutenção, são muito menores.
Você não vai precisar pagar aluguel, pois pode começar de casa. Além disso, como pode começar sozinho, como MEI, não será necessário pagar o salário de funcionários em um primeiro momento.
Basicamente, seus gastos serão com a compra das mercadorias, com os custos de manutenção do seu site e com as campanhas que você vai estabelecer em seu plano de marketing.
Se você optar por vender como afiliado seu custo será ainda menor, pois você estará recebendo comissão por vender produtos de terceiros, não sendo necessário manter nem mesmo um estoque.
Vender online traz muito mais segurança para o empreendedor em comparação com um estabelecimento físico ou com as entregas presenciais de uma venda por redes sociais.
Com uma loja na rua, você precisa ficar com as portas abertas em horários arriscados.
Além disso, no e-commerce, todas as transações financeiras são realizadas online. Os pagamentos são efetuados de forma antecipada ao envio do produto. Já os produtos são enviados por uma empresa terceirizada para a casa do cliente, evitando a necessidade de contato com desconhecidos.
Outro motivo para abrir sua loja virtual é a possibilidade de acompanhar os resultados com precisão. Dependendo da plataforma adquirida é possível acompanhar a taxa de cliques, taxa de conversão, ticket médio, abandono de carrinho, visitas diárias, avaliações, produtos mais vendidos e muitos mais dados que lhe auxiliará na hora de alocar seus recursos de marketing.
Criar uma loja virtual não exige conhecimentos técnicos.
Com uma plataforma de e-commerce, além de conseguir dar início ao seu negócio, é fácil cadastrar seus produtos, integrar meios de envio e de pagamento, além de fazer a gestão dos pedidos.
No que diz respeito à regularização do seu negócio, se for começar sozinho, abrindo um MEI (Microempreendedor Individual) você já consegue emitir notas fiscais e estar em conformidade com a lei. Além disso, muitos bancos costumam oferecer vantagens em contas para microempresas.
Outra vantagem de empreender com vendas online é a flexibilidade do trabalho. Além de ser seu próprio chefe, você pode realizar suas tarefas no horário que preferir e onde estiver. É possível trabalhar até mesmo de casa.
Seu negócio fica a disposição 24 por dia x 7 dias da semana, sem precisar necessariamente que você esteja no comando, pois o próprio cliente é quem faz a compra, sem precisar de atendimento humano, você é notificado quando recebe um pedido para poder prosseguir com a logística.
Ao vender online é possível oferecer uma experiência personalizada a cada visitante. Isso significa que, com aplicativos especializados, é possível identificar preferências das pessoas por meio de dados armazenados automaticamente.
Assim, você vai conseguir exibir produtos da preferência da pessoa que esta visitando a página, pode sugerir produtos semelhantes que já foram comprados, ou até mesmo que ele desistiu de comprar, enviando notificações via e-mail ou celular.
Alémde ter o seu próprio site você poderá anunciar seus produtos em outros canais, como marketplaces e redes sociais.
Isso vai aumentar imensamente o seu alcance e facilitar sua organização.
Dessa forma, você poderá, por exemplo, vender pelo Facebook, Instagram, Youtube, WhatsApp, Mercado Livre, Shopee, entre outros.
Ao integrar seu e-commerce ao Fácil ERP você pode automaticamente receber seus pedidos no sistema, possibilitando a emissão de notas fiscais eletrônicas com um único clique, além de acompanhar relatórios de pedidos organizados por status, para não perder nada de vista, enviar notificações sobre a situação do pedido ao comprador, imprimir etiquetas de frete e DANFE simplificado para seus pacotes e muito mais, solicite um usuário de testes por 15 dias grátis.