A sigla CRM significa Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Esta é uma ferramenta essencial para o agrupamento e organização das informações de todos os clientes de uma empresa.
O conceito do CRM é uma maneira de se relacionar com os clientes por meio do apoio de um software específico.
CRM é um sistema que permite registrar e organizar todos pontos de um contato que um consumidor tem com o vendedor de uma empresa.
Assim, quando o profissional de vendas entra em contato com um possível cliente, consegue armazenar na ferramenta dados como nome, endereço, telefone, visitas ao site e descrição de cada uma das interações. Dessa forma, dados de clientes, Leads e oportunidades ficam reunidos no mesmo lugar.
Vai muito além de uma lista de contatos: o CRM permite que sua empresa construa um relacionamento duradouro com clientes e ofereça a melhor experiência aos consumidores durante todoas as etapas de uma venda.
O CRM também é importante para fazer abordagens mais eficientes. Assim, da próxima vez que tiver que entrar em contato, o vendedor terá à disposição o histórico de informações trocadas durante as interações anteriores.
E o melhor é que esse tipo de ferramenta é cada vez mais acessível.
Deixar de usar um CRM e controlar os clientes com planilhas é difícil de atualizar, interpretar e compartilhar com o time, já anotações e emails acabam perdidos e a comunicação entre vendedores fica prejudicada, por sua vez acarretando na perda de oportunidades de negócio.
Seus dados mais importantes estão espalhados em lugares diferentes, o que torna complicado compartilhar as informações com todos e trabalhar de maneira sincronizada.
Conheça as vantagens de usar um software CRM:
Tenha os clientes em um só lugar
Perder detalhes de um atendimento, pode comprometer a venda. Com as informações em mãos, por outro lado, você consegue fazer uma interação personalizada, pois sabe exatamente os pontos de contatos que o cliente em potencial teve com a empresa.
No CRM, você tem os dados centralizados e organizados em um só lugar, de modo que todos na empresa consigam acessar as informações de que precisam a partir de uma plataforma.
sso inclui informações de contato, como email e telefone, mas também dados mais elaborados, como o histórico de interações com sua empresa e o que já comprou de você.
Organize e controle o processo comercial
Com o CRM, é possível organizar o processo de vendas e acompanhar o funil (etapas da venda) em tempo real, o que possibilita uma visão clara de cada uma das etapas da negociação.
Assim, fica mais fácil saber para onde direcionar os esforços e fechar mais vendas.
Foque nas necessidades do cliente
Com todos os dados em um só lugar, os vendedores conseguirão encontrar as melhores oportunidades de negócio na hora certa. A venda fica mais personalizada e cresce o foco no cliente.
As informações obtidas a partir do CRM também antecipam as necessidades do seu cliente antes mesmo de eles as expressarem.
Saiba por que esta perdendo oportunidades
Saber as razões pelas quais negócios não foram fechados é o primeiro passo para o volume de vendas aumentar. Conhecer quais são os pontos fracos do seu produto ou serviço, onde a argumentação do time de vendas está falhando e em quais aspectos a concorrência sai na frente é essencial para você remodelar a oferta e retomar a dianteira no mercado.
Fidelize seu cliente
Fidelizar um cliente é tão importante ou até mais do que conquistar novos. Se alguém comprou de você, é preciso conquistar esse consumidor para mantê-lo em sua base.
Com as informações disponíveis no CRM, você pode oferecer produtos que estejam no perfil do consumidor, trabalhar com marketing direcionado e acertar o timing de fazer contato e uma oferta, além de oferecer um atendimento personalizado.
Com o módulo de gestão de relacionamento com o cliente, é possível selecionar um cliente e listar todas as vendas registradas em nome dele, tendo assim o acesso ao histórico completo do cliente.
Além de listar as pendencias financeiras quando houver, e os produtos de mais interesse do cliente, anotações e interações com o cliente também ficam registradas e podem ser consultadas na ordem em que ocorreram.
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